segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dias de Quartel


Firmes! Sentido!
Que nada, o 24º Batalhão de Caçadores está mais para hotel do que quartel, pelo menos para aproximadamente 300 estudantes de todo país que vão trabalhar na Operação Catirina em 22 municípios do Maranhão.
Quarto com direito a bombom na cama, banheiro limpinho (tinha até chapinha!), armário individual e carregador de malas (sobrou para os soldados).
Além de uma comidinha deliciosa, apesar de não contemplar tão bem os vegetarianos.

As complicadas primeiras horas do sábado de avião, ônibus, malas foram compensadas pela tarde de passeio, única durante a viagem, com sol e praia maranhense, que me permitiram curar o amarelão do inverno e pegar uma corzinha.

Com a companhia do nosso anjo, sargento do exercíto responsável pela acompanhamento das equipe em cada cidade, James Franck saímos pelas ruas de São Luis inicialmente até a praia do Calhau e depois até o Centro Histórico.


A capital maranhense é charmosa e bonita, claro, que principalmente pelas antigas construções portuguesas de azulejo do centro, mas de modo geral é. Apesar dos arredores do João Paulo, bairro do quartel, até chegar na praia – caminho para a residência do “dono” do estado – ter muitas ruas esburacadas, casas pouco cuidadas. Mas de lá para cá a coisa melhora significativamente até chegar a linda vista que tem o quarteirão Sarney, local das mansões da família.

Meu faro de angoleira estava atiçado, encontrei dois grupos de capoeira angola, Mandingueiros do Amanhã e a Associação de Capoeira Angola do Maranhão (ACAM), aonde deu para curtir até uma roda e morrer de vontade de jogar, só não o fiz porque não estava com as roupas apropriadas.

Sombra e água fresca acabaram por ai, as 17hs em ponto todas as patentes estavam marchando na apresentação das tropas terrestres com presença de representantes do Rondon, estado, município, Ministério da Defesa e, a mais aclamada pelos estudantes, banda do exercíto que foi alugada até as 19hs para atender pedidos desde música gaúcha ao bom forró nordestino.

Cherosos e comidos, a noite foi a vez o Bumba Meu Boi Nina Rodrigues fazer a festa. Parte que eu particularmente esperava o dia inteiro, sentir e suar com a cultura popular do estado.
Me surpreendi muito, não pensei que a cultura do boi fosse tão próxima da latina – passos, roupas coloridas e com fitas, instrumentos. Lembrei dos momentos de cueca, cultura popular, na Bolívia.

No domingo a moleza foi para o espaço ou para onde os tiros de bomba da alvorada mandaram, não teve um que não pulou da cama com a barulheira. Apesar da banda fazer o BG (música de fundo) dos tiros.

Os “despertadores” também deveriam estar durante as palestras e discursos da manhã no auditório do Senai, já que foi difícil não escapar da pescadinha.
Animação e bagunça só nos gritos de guerra das faculdades, que variaram muito de ritmo e tipo. A equipe Nina Rodrigues, Metodista e Universidade Católica de Brasília, mandou bala e fez um funk–hop

“Rondon, Rondon
Rondon no Ar.
UCB e Metosita vão a Nina trabalhar.
Rondon, Rondon
Somos interação
Operação Catirina
Os rondonistas tem oDom,
O dom de ajudar
O dom de oferecer tudo aquilo de melhor de nós sabermos fazer.
Rondon, Rondon
Rondon no Ar”

(Rondon no Ar veio da vinheta que o grupo preparou para a rádio da cidade)

E com o Boi Bumba Ilha da Magia – saracutiamos até termos que prestar os ouvidos novamente aos discursos.

Bom, agilizando a estória um pouco, até para pular a parte que eu perdi a chave do armário, depois de uma viagem de três horas finalmente chegamos à Nina Rodrigues e melhor a tempo de assistir o finalzinho de Espanha x Holanda – finalmente uma seleção que eu estava torcendo ganhou e essa deveria ter sido minha única aposta da Copa.

Muito bem recepcionados pela prefeita Iara e pela secretáia de educação Devalina, com faixa e tudo, jantamos e finalmente ‘acabou’ o dia, eleito por toda galera como o dia mais longo das vidas, mas vamos ver se até a conclusão da operação não terá nenhum para passar a frente.

Segundona é dia de branco, preto e colorido, o trabalho começa!

9 comentários:

  1. Eita, eita!! acho que no fim do dia, realmente todos fizeram "ufaaaaa", pq até eu fiz, rsrsrs... Bjs, Dani (é a tia, haha)

    ResponderExcluir
  2. Grande sir Ney e sua gangue!

    ResponderExcluir
  3. Puxa,que legal ler e te sentir assim: Feliz!
    Um passarinho me disse que vou ganhar um presente... Dá pra adiantar o que é!? eheheh
    Bom pensando bem, acho que já ganhei um: te vendo assim tão moçinha, realizando um pouco dos seus sonhos e nos fazendo "compartrilhar" através dos seus textos.Este é meu maior presente!
    Curta muito tudo isso! Te amamos muito e estamos com saudades(mãe, Lucas, Letícia, Belinha (-a malina vai chegar, tia? eu quelia ver ela...) Guilherme (passando as félias na casa da tia Vani)E FRED!

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia Máaaa
    Apenas, curta!!!!
    Flá (prima)

    ResponderExcluir
  5. ô minha nêga,
    lindo de se ver a alegria que vc espalha por aí. Bacaníssssimo projeto! Quero saber dos resultados quando estiver de volta.

    loveees, besos.

    ResponderExcluir
  6. ôÔÔÕ Negaaa q deliciaaa,aproveite,toda sorte do mundo,todo o amor!
    Aproveite,por enquanto vamos matando as saudades por foto!
    Se cuide,deve estar ainda mais linda com esse solzão do Maranhão!
    Fique com Deus
    BJos e cheiros

    ResponderExcluir
  7. Eee má.. não tinha lido, mas agora li, e gostei.. que intencidade heim!
    é isso ae, mergulha fundo ai, e reuna o máximo de contatos verdadeiros que puder, pra quando chegar você aprontar ainda mais com o que aprendeu e com quem conheceu!
    SAPS heim!
    Abreijos (+_+).

    ResponderExcluir
  8. UAU!!!
    Batalhão de Militares... deu pra passar mal?! ahahaha, brincadeirinha...
    Tia tá orgulhosa da nêga, lindona e sempre sorrindo, lá vem ela com muita história pra contar e eu me deliciar com tantas conquistas...
    Bj-ÖM, abraços mil

    ResponderExcluir
  9. OI MARINA, QUERIA QUE NÃO ESTIVESSE TERMINADO,ADOREI A AULA DE BLOG ESTOU AINDA COM DIFICULDADES, MAS VOU CONTINUAR E TENTAR APRENDER MAIS. BJSS QUERIDA . D NOTÍCIAS!!!!!

    ResponderExcluir

Valeu pelo comentário! Apareça sempre!